Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brincalhão...(música composta em 2010)





Como é bom sorrir
Como é bom brincar
Inocente como uma criança eu vou!!


Como é bom pensar
Sem medo de ser feliz
Corro pra desafiar minha própria coragem


Com um sorriso na cara , eu falo sério
Com o meu nariz de palhaço e as luvas nas mãos
Eu vou pra luta, contando história
e me esquivando da inibição
Querem me fazer pensar que estou cego
Mas na verdade sou  um grande brincalhão


Que brinca de pensar!
Que brinca de achar os por quês
Que gosta de raciocinar
Que brinca de achar o saber...

segunda-feira, 14 de março de 2011

A voz do Paradoxo

O paradoxo entre fé e razão
Entre a dúvida e a certeza
Entre o amor e a ilusão
Que destoa minha tristeza

Não é mais do que a busca
Intrinseca em entender o que é o amor
Em entender o que é a entrega
Abrir mão do seu querer

Em meio aos meus sonhos surge a voz
Que interrompe o meu sono
Me desperta para o dia
Mais um dia surreal

Voz de alguém que se levantou
Enquanto muitos  se deitavam
Voz de alguém que trabalhou
Quando outros descansaram
Voz de alguém que abraçou
Mesmo a quem a desprezasse

Bastará meu despertar?
Tirar os meus pés da cama, terá algum proveito?
Se não for pra entender
O que é esse entregar
Eu prefiro me ajeitar
De novo em meu travesseiro

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Evangelho no "jeitinho americano" do brasileiro.

   




É de relevante data que tenho buscado algumas respostas frente ao que tem significado para mim ser um "imitador' de Cristo nos dias de hoje e ao que vêm a ser um "cristão",  tentando entender se há conformidade entre as duas coisas. 

   Ao longo dos últimos dois anos e meio de minha jornada por esta confusa sociedade, tenho tentado refletir um pouco mais frente a causas tão relevantes ao nosso cotidiano e devo confessar que nada tem me despertado maior incômodo neste período do que aquilo que tem regido a minha vida, de particular modo, e também regido o curso de mais da metade das vidas presentes neste planeta, que é a fé cristã.

   A apenas algumas horas atrás tive o prazer de apreciar um nobre texto que por seu conteúdo contextualizador histórico/ideológico,  me fez ter alguma esperança de que esta reflexão frente ao que vem a ser   hoje o que os moradores de Antioquia no primeiro século da Igreja chamaram de "cristãos", tem sido feita por pessoas de grande influência na sociedade, dentre elas alguns religiosos.
   
   O texto intitulado "Deus nos livre de um Brasil evangélico", teve grande repercussão em nosso país nos últimos dias. Escrito e publicado pelo Pastor evangélico Ricardo Gondim no mês de fevereiro deste ano em seu site, o texto causou grande polêmica frente aos que se proclamam evangélicos no Brasil. Claro que não pretendo com esta  fala dar uma conotação de generalização no que diz respeito á opinião dos evangélicos deste país frente ao texto referido. Mas o fato é que, dos muitos comentários e críticas que vi frente ao texto de Gondim, a grande maioria dos mesmos  foi escrita de maneira negativa ao posicionamento de Gondim frente ao crescimento das igrejas evangélicas no Brasil. Boa parte destas criticas escritas por pastores e lideres de todo o tipo, das mais variadas denominações evangélicas.

   Gostaria de ressaltar que concordo com 99,9% com Gondim e com o conteúdo explícito em seu texto, mas uma parte em especial, gostaria de enfatizar. O autor, logo no primeiro parágrafo de seu texto diz: "Começo este texto com uns 15 anos de atraso". Entendo que a nação brasileira, nas duas últimas décadas, vem sendo bombardeada com uma teologia ao melhor estilo "American way of life", que popularmente conhecemos como "gospel". É fato indiscutível que, nas duas últimas decadas este "evangelho" gospel tem se tornado o carro forte do protestantismo em nosso país. Mas você pode estar se questionando:

   - Eu, como cristão, não deveria achar isto um progresso para o país ?

   Gostaria de propor uma reflexão sobre o evangelho que tem sido  apresentado ao país, que nada mais tem sido do que um 'jeitinho americano" que o brasileiro tem encontrado de ser cristão. Esse estilo que ouso chamar "American way of live' na teologia, tem influenciado muitas vertentes cristãs neste país, sejam elas de origem protestante pentecostal, neopentecostalpresbiteriana, batista, anglicana, metodista, adventista e pasmem, até mesmo católica apostólica romana.

   Com a finalidade de contribuir para a reflexão de vocês frente às questões apresentadas, sugiro a leitura do texto de Ricardo Gondim postado em seu site, e a observação do documentário indicado ao Oscar que tem por título "Jesus Camp", que esta disponibilizado no site "Youtube" e dividido em 9 partes..

Deixo aqui os links. Espero que se interessem pelas questões apresentadas.


Em breve, estarei escrevendo sobre ste documentário, dando continuidade ás questões tratadas neste texto. Assistam meus caros(as)!!!
Grato pela atenção de todos vocês. 

Um agradecimento em especial aos amigos Silas Fiorotti, que tem dado acesso ao conhecimento de alguns textos do Gondim por meio de seu espaço no Facebook e no blog 'Espiritualidade libertária", e Allan Santana, pela indicação do blog "Documentários de Verdade". Vocês são geniais!

domingo, 6 de março de 2011

Pecado não é o que você faz. Pecado é aquilo que você é.





A pouco tempo venho acompanhando o trabalho deste homem douto de conhecimento chamado Ed Rene Kivitz que, apesar de ser pastor, ganhou o meu respeito e minha admiração por olhar o Evangelho de uma forma contextualizada, tanto com a história como um todo, como com o atual cenário mundial frente ao que chamam de cristianismo, que por sinal, nada têm a ver com o próprio Cristo.


Uma das coisas que me chamou a atenção com relação à proposta de Evangelho que este rapaz evidencia em suas falas, foi o fato de,  em "sua" instituição cristã, terem á disposição para venda (por que nesse país nada é de graça (ainda)), livros como 'Anarquia e Cristianismo" de Jacques Ellul e " Bacia das almas- Diário de um ex-dependente de Igreja", de Paulo Brabo. O que isso significa? Significa que este senhor, apesar de ser líder (pastor) de uma instituição evangélica, respeita e admira os quem vão na contramão da mesma hierarquia e cristianismo institucional que o mesmo faz parte. Isto em si ja faz "sua" instituição e sua liderança serem diferenciadas.

Fica aqui este vídeo para uma breve reflexão do que vem a ser o pecado, e o que vem a ser ética e moral. Um assunto quase não discutido pelos cristãos institucionais.

Paz e Sabedoria a todos!



sábado, 5 de março de 2011

Carnaval: Época de reflexão, não de alienação!




Carnaval, uma dura realidade em nosso país com a qual somos praticamente obrigados a conviver.  Não tem pra onde fugir.  Não temos como não "participar", visto que onde vamos este é o assunto, seja na TV, no rádio, numa padaria, no trabalho e etc. Mais algumas pessoas fazem uso dessa época do ano  para refletirem sobre tais questões, com a finalidade de promoverem algo que acrescente a evolução intelectual da população de  nosso país,  tão centrada na busca pelo prazer momentâneo. Aliàs, essa concepção de prazer é bem subjetiva, principalmente no Brasil.

Achei por bem postar este vídeo, que se difere de tudo o que temos visto na mídia hoje (principalmente na mídia televisiva), no que diz respeito a carnaval. O que essa moça fez em seu programa na tv Tambaú na Paraíba, nos dá esperança em acreditar que ainda temos pessoas inteligentes e indiferentes quanto a audiência e repercussão  que podem conseguir por meio deste veículo tão importante e ao mesmo tempo perigoso que é a televisão.

Bom, já escrevi demais.

Deixo que vocês reflitam sobre a questão por meio do vídeo apresentado.

Em uma época em que os fanfarrões correm para a busca exacerbada do prazer, e que os "santos" se refugiam em seus retiros "espirituais", nada melhor dom que ver alguém que anda na contramão de tudo isto. E foi isto o que Rachel Sheherazade fez. 

Façamo ao menos algo parecido em nosso cotidiano.

Paz e Sabedoria!

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que você entende por Heresia?

"Onde a heresia não é mais possível, a novidade também é
uma impossibilidade. A palavra heresia significa
etimologicamente ‘uma escolha’, ‘uma opção’ ou ‘ser
colocado à parte’, mas ela também pode significar ‘conquista’,
‘captura’. A ironia nisso é que a ‘conquista’ européia ou
ocidental do mundo, a grande ‘heresia’, tornou-se a norma da
qual nenhum desvio era possível, nenhuma ‘anti-heresia’
seria permitida. A heresia tornou-se absoluta, normativa.
Espacialmente, o  eschaton tinha sido alcançado. O único
significado que sobrou para ser atribuído à palavra era um
significado exclusivamente temporal."



WESTHELLE, V. (2008), O Deus escandaloso: o uso e abuso da cruz.
São Leopoldo: Sinodal/EST. p.158