Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

domingo, 26 de setembro de 2010

Resposta aos comentários referentes á última postagem....

    Paz e sabedoria a todos desde já!

    Considero os comentários postados aqui, de suma-importância para oa difusão do conhecimento e da reflexão de cada indivíduo dentro da idéia proposta. Gostaria de considerar meu posicionamento frente ao que foi colocado neste texto, frente à minha prática de fé e ao meu credo pessoal, que não se baseia em militar contra instituições ou ajuntamentos como colocado por muitos. no decorrer dos últimos dias.
   Saliento que sei perfeitamente que Paulo escrevia para Igrejas, mais para Igrejas locais como evidenciado em algumas postagens. Isto de fato, deixa mais evidente minha idéia de "organizaçoes abstratas". O que quero dizer com este termo? Quero dizer que ao meu humilde ponto de vista, os cristãos receberam uma missão de sair para fora. 
                 
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
  Marcos 16.15
     Pensemos em um cristianismo que não se limita à reunir pessoas em um único lugar, em um único ambiente, mas em um cristianismo muito maior do que isso. Um cristianismo que esteja presente em todos os lugares. Que seja sobremodo ativo em toda e qualquer questão civilizatória. Que mostre-se presente no cotidiano das pessoas de forma que desperte interesse nas mesmas.  Que estejam envolvidos e dispostos a atuar nas questões que correspondem à sociedade em todo e qualquer dia da semana, seja ele sábado ou domingo. Cristãos fiéis e maduros em uma praça, em uma pizzaria. em casas reunidos, no bar tomando um simples refrigerante ou qualquer outra coisa desde que não traga escanda-lo (lembrando que algumas vezes escanda-lo é sinonimo de: frescura de cristão imaturo). Ora, nesta proposta não há evidências de um formato concreto. Nem de um molde limitado à horários ou liturgias.
    Não me faço contra as reuniões em templos uma vez na semana ou outra. O que me oponho intrissicamente é a alienação que é promovida pelos ritos religiosos, que passam bem longe da idéia original de Igreja como eu coloquei. Ritos estes que promovem a sociedade um egoìsmo intrissíco à uma vida de dependencia de outros no sentido espiritual. Ou de práticas ritualisticas que não incentivem a uma busca pessoal e intimista ao Espírito Santo,ou seja, um relacionamento de amizade. 
    Enfim, acho que o discurso religioso aliena-nos á religiosidade, O discurso de Cristo e dos apóstolos ligados á sua prática, aproxima-nos dá liberdade, á busca verdadeira ao Criador e a cumplicidade no que diz respeito ao amor.

    "Sou feliz por ser cristão. Apenas cristão"
                                                                            
                                                                             by      Dennis Portell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!!