Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Triste... mais pelos motivos certos.




Como é difícil pensar em uma sociedade sem regras, sem governo, sem imposições, onde todos sabem o que deve ser feito em prol de toda a comunidade e assim o fazem.  Se pensar isto já é tão difícil, qual árdua tarefa não será então a prática da mesma. Bem sei que não são de todo dispensáveis as concepções tão sedutoras de meus poucos, porém nobres, amigos anarquistas. Bem queria que isso tudo fosse possível e os mesmos estivessem certos. 

Porém, a triste realidade é está, a de que não teremos o paraíso na terra. Observando as sedutoras concepções e a dura realidade chego a concluir que este paraíso não é, e não será aqui, justamente por nossas escolhas. Escolhemos o que é mal. Temos a tendência de optar pelo que favorece às nossas instantâneas e irresistíveis necessidades, e não ao que pode vir a ser satisfatório á longo prazo. Muito menos se o que virá a ser satisfatório for a beneficio de outros e não a si próprio. Nós humanos, pensamos de maneira individualista e não comunitária.

Destas breves reflexões brotam pensamentos resultos de tudo o que tenho evidenciado e, ao mesmo tempo questionado até então, dentre estes, a certeza de que estar triste não é de todo o ruim, desde que essa condição se dê pelos motivos certos.
Se estar triste é saber da dura realidade e estar inconformado com a idéia de que na mesma é certo que a servidão ao individualismo  é um mal que está impregnado em cada um destes que, dizem ter encontrado a felicidade  na resolução de suas particularidades e só, de fato entendo  a razão da Sabedoria dizer que são felizes os que choram. Não só entendo como admiro e reconheço que ...

...estar triste e chorar por conta da  sabedoria, é de fato estar mais próximo da felicidade.


Lutemos por um mundo melhor!

Gostou desse texto? Leia também "A luta do século". Tá ai o link: http://dennisportell.blogspot.com/2010/10/luta-do-seculo.html. Deixe um comentário!

8 comentários:

  1. Realmente esse texto tem lá suas verdades. Porém não acredito que é inerente ao ser humano pensar de maneira individualista, na verdade esse tipo de pensamento é produto de nossa história, de nossa atual sociedade. Nem sempre foi assim, e ainda não é dessa forma em todas as sociedades... temos como exemplos os poucos índios que nos restam. Algumas tribos indígenas vivem de maneira comunitária, sempre pensando nas gerações seguintes, o mal do capitalismo ainda não os atingiram.
    Pensar que é ontológico ao ser humano o mal e o egoísmo é perder toda a fé na humanidade... Eu peno todos os dias para não pensar dessa forma..
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. mas esses indios ''comunitarios, sao os mesmos que matam crianças deficientes para nao prejudicar sua tribo, ou seja, sao egoistas com relaçao à criança.

    Isso nao é para que percamos a fé, mas para que a gente perceba que um povo sem Cristo como modelo de suas vidas, sempre terá o egoismo no centro de suas vidas! E como não há, APARENTEMENTE E CONHECIDAMENTE, uma sociedade cristã fundamentada no mundo como nação, então não temos realmente nenhum exemplo de sociedade ''perfeitamente'' comunitária, como vemos em Atos Dos Apostolos.

    ResponderExcluir
  3. À primeira postagem anônima: Parabéns, seu comentário é coerente, e estou de acordo.

    À segunda, Cuidado:

    "Isso nao é para que percamos a fé, mas para que a gente perceba que um povo sem Cristo como modelo de suas vidas, sempre terá o egoismo no centro de suas vidas!"

    Isso significa que Guevara era um completo individualista?

    Ou Marx? Ou Bakunin?

    Cuidado, a fé cristã não é a solução para as mazelas sócio-culturais.

    Pense que enquanto supostos índios matavam crianças deficientes, Bartolomeu de Las Casas e o General Cortês -bons cristãos- estavam cá na América Latina coordenando um dos maiores massacres da História.

    Nem por isso devemos dizer que todo cristão é um ser intolerante.

    E sua intolerância (anônimo 2) é um produto de construção cultural...

    A culpa não é exclusivamente sua, mas CUIDADO, se não revisar suas concepções de certo e errado, vai acabar destruindo todo o senso ético que Cristo lutou tanto para construir.

    Ao Denis: Já sabe minha posição em relação à esta discussão.

    =]

    Mas parabéns aew man, vale à pena conferir o andamento da mesma.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com os argumentos de Allan Santana, e gostaria de complementar: o que os europeus ditos "cristãos" fizeram com os índios da América foi puramente por acreditarem que todos deveriam ser como eles, que todos deveriam ter a fé deles... e esse pensamento (do europeu cristão) está embutido nas falas do anônimo 2.
    Não entender, repudiar e JULGAR uma determinada cultura por essa não ser conivente com SUAS crenças é fazer o mesmo que os matadores europeus fizeram com os índios...
    O respeito e o amor ao próximo, creio eu, foi um dos ensiamentos principais de Cristo...
    Então querido cristão anônimo 2, cuidado com seus comentários pré-conceituosos.

    ResponderExcluir
  5. Donde vem o nosso inconformismo com a realidade e o desejo de que haja mudanças?

    Os demais animais não se inquietam com revoluções, nem mesmo se dão conta de valores como "bem" e "mal"...

    ResponderExcluir
  6. compartilhei, obrigado pelas palavras...

    ResponderExcluir
  7. Puu legal,gostei mais eu daria outro titulo.não estou criticando só dizendo que eu daria outro titulo..mais ta muito bom..

    ResponderExcluir
  8. gostei do texto, mas eu penso que quando tratamos de um assunto devemos pensar na massa que tem idéias afins às nossas, se juntamos fortalecemos. não desprezando a força opositora é claro, pois que serve de referencia quanto a intensidade de nossas ações. importante é saber que não estamos sós nessa capacidade de se doar sem fazer disto uma cruz ou uma gloria, mas simplesmente pq é natural do ser humano ser assim, nascemos assim, devemos sustentar esta contracultura de sermos apenas uma celula dentro deste imenso organismo.

    ResponderExcluir

Comente!!!