Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sabendo a hora de parar...

 

    "Uma longa disputa, significa que ambas as partes estão erradas."
(Voltaire in. CURY, Fernanda. A vida e o pensamento de Voltaire. Minuano Cultural, p. 8)


       Não é preciso saber muito sobre Voltaire para chegar à conclusão de que o mesmo escrevia e agia, muitas vezes, de maneira à atender os seus interesses individuais, ainda que o mesmo discursasse de maneira à prezar pelo coletivo. Mas, mesmo sabendo dessas imperfeições, é inegável a relevância e a sabedoria de muitas das falas deste grande poeta, dramaturgo e filósofo do século XVIII.  Gostaria de deixar aqui minha sugestão frente à um auto-exame que tenho feito frente à atenção que dou à determinadas discussões, muitas vezes desnecessárias.
 
     O que toca o meu espírito na fala de Voltaire, somada com a imagem acima que representa uma disputa desigual, é perceber que inúmeras vezes nós, que nos esforçamos para concebermos uma leitura de mundo mais honesta intelectuamente e também em essência prática, acabamos por nos contradizer quando fazemos usufruto dos conhecimentos adquiridos para debulharmos alguém em uma acalorada discussão, que talvez não tenha tido ás mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento que nós tivemos. Deste modo, nos fazemos tão tolos quanto aquele que  insiste veementemente em um debate sem estar disposto à pensar de maneira humilde, respeitando e considerando a possibilidade do outro estar certo em seus argumentos.

    Não jogar pérolas aos porcos é também uma atitude de amor. Considerar que todos estamos na condição de porcos, em distintas situações, também deve ser uma.

12 comentários:

  1. Uma situação que é até comum em um debate de idéias. E uma observação muito honesta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Correto caro colega!!!
    Humildade é uma das maiores virtudes que homem pode ter independente de qualquer classe ou grau acadêmico...Parábens!!!

    ResponderExcluir
  3. Grato pela atenção e pelo respeito ao meu texto, concedidos de forma tão nobre pelos caros Ailton e TVFB. Espero que mantenham contato.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, realmente nunca tinha pensado assim.

    O que posso dizer é que, mesmo em uma disputa desigual, uma pessoa pode acabar tendo consciência do quanto está mal armada e, a partir disso, passar a se armar mais; ficando assim mais forte.

    Acho que existem formas e formas de discorrer com algum leigo sobre qualquer assunto, cabe a nós sermos "mansos e humildes de coração" quando a situação pedir.

    ResponderExcluir
  5. Acredito nisso, existem momentos em que é melhor se calar. As vezes a gente boicota o que acredita em discussões, e aí sim perde a causa maior. Perde a chance de ouvir ao outro sem defesas e ser ouvido pelo outro sem defesas para que ambos considerem a possibilidade do que o outro diz. Vira um "ganha quem ofender por ultimo" como se faz quando adolescente e s nada se aproveita do que é dito. Vaidade, por mais espiritualizado que seja, todo mundo tem, e convém parar antes que essa seja atingida e voce passe a reagir.

    Mandou bem, Denis. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Não somos melhores que ninguem, nunca fomos nunca seremos... Acho que buscamos algo muito alem do nosso entendimento, a paz! Essa não encontramos nos livros não aprendemos com nossos pais, a malandragem não nos ensina, os tombos da vida não são suficientes para encontrarmos um lugar para repousar a cabeça e não nós preocuparmos com o que pode acontecer, sem pensar em futuros e passados... Viver o agora com uma grande paz no coração. Acho que isso nunca irá acontecer! Se eu tiver que viver em guerra por paz, assim farei!

    ResponderExcluir
  7. Thiago, Isaque e Ana Paula, grato pela participação de vocês1 Quanto a fala do Thiago de lutar pela paz, penso que isto seja um paradoxo não? :D

    ResponderExcluir
  8. pois é, individualismo, coletivismo... existe um equilibrio? Existem extremos? Vamos crescer juntos.

    ResponderExcluir
  9. Grato meu caro Lucas por sua participação!

    ResponderExcluir
  10. Fecho com o Isaque.

    Penso que "levar uma paulada" em uma discussão (de qualquer natureza) pode levar o interlocutor que saiu "perdendo" à refletir sobre seu entendimento acerca do assunto discutido.

    Desta forma, ele pode voltar para casa, refletir, estudar e passar a ter uma visão mais ampliada e coerente acerca da temática que antes não dominava tão bem.

    Acho que "não jogar pérola aos porcos" é negar o convite à relfexão à um leigo.

    É evidente que este convite, ou a "paulada", não deve ser dada com fins a desmoralizar o interlocutor menos sapiente, mas com o objetivo de demonstrar que o mesmo precisa rever seus conceitos, etc.

    Contudo, se o interlocutor menos sapiente se faz um quadrado e se põe fechado à uma discussão, se ele não está disposto a reconhecer no final de uma discussão que ele não é o senhor da verdade, aí, é dar murro em ponta de faca mesmo.

    Não sei, mas a maneira como é articulada essa sentença - jogar pérola aos porcos - me dá um embrulho no estômago. Sei que vc reconheceu que somos todos porcos Denis, mas... Entende?

    Hehe!

    Abraço manolo!

    ResponderExcluir
  11. concordo! só temos que tomar cuidado com nossa avaliação sobre o conhecimento da pessoa durante a discussão, pois ela pode saber muito sobre certos assuntos e só saberemos depois da convivência com a mesma. É preciso conhecer a pessoa com que está discutindo para saber se deve parar ou não.
    Marianne

    ResponderExcluir

Comente!!!