Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

IGREJA: Organismo e não organização! Instituída e não instituição! Corpo vivo e não imobilização!

- De que igreja o senhor é?
- Qual o nome de sua igreja?

    É bem provável que muitos de vocês leitores, cristãos principalmente, já tenham sido abordados, ou puderam presenciar alguém sendo indagado por tais questões,afim de que as respostas a estas tornassem evidente os principios de fé cristã ou a idéia sobre o tão usual e debatido termo "congregar" do individuo questionado.

    Eu, como muitos de vocês tem acompanhado, tenho caminhado em um constante aprendizado sobre o que de fato quer dizer o termo igreja. Este contínuo aprendizado tem sido sobremodo eficaz em muitos aspectos, dentre eles o de descobrir que tantas outras mentes tem passado pelo mesmo processo em todo mundo, contribuindo para uma prática cristã mais saudável a todos, cristãos e não-cristãos. Pessoas simples como eu e você que  sentiram-se despertadas a busca de uma forma de entendimento real, coerente e significativa do verdadeiro sentido da fé cristã: a busca incessante do amor máximo ao Criador sobre todas as coisas, e a manifestação desse amor também por meio do amor máximo aos seres criados por Ele. (Marcos 12: 28-34)

    De fato tenho aprendido que tais pessoas, levadas por um ardente desejo de crescimento e compreensão como dito anteriormente, mostraram-se "incomodadas" com alguns principios imutáveis e inquestionáveis da fé cristã que ao longo dos tempos acabaram sendo distorcidos, levando muitos a um falso entendimento do que de fato são estes principios e o que representam na prática cristã. Dentre estes principios, está o de IGREJA como veremos por conseguinte.
     
    Por senso comum, infelizmente tem-se usado a palavra 'igreja" para se fazer alusão a um edificio, uma organização religiosa mundial, dividida em regiões, distritos, campos, dioceses e etc. Estas definições confusas de igreja muitas vezes tem impedido que o significado original desta palavra aplicada ao Novo Testamento, chegue até a maioria das pessoas apresentadas a fé cristã. 

    Partiremos então do seguinte principio: entender o real significado  de "igreja" na etimologia da palavra (sua origem) e pela Biblia, que é a base de toda fé cristã. Vejamos: Igreja não é um edificio construído por homens com blocos, areia, cimento, pedras e etc. É um 'edificio" construído por Deus com "pedras vivas".
   Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. ( I Pedro 2:5)

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
(Efésios 2: 19-22)

     A palavra "igreja" tem origem da palavra grega "ekklesia", e a tradução desta siginifica de forma literal "chamado para fora". Ora, se isto  de fato  é verdade, se de fato a palavra "igreja" tem por significado 'chamado para fora". "para sair", logo não existe sentido que esta palavra seja aplicada a algo imóvel, concreto como um edificio ou uma organização. Logo, podemos entender que o sentido de igreja não pode estar ligado a templos feitos por mãos humanas (edificios e instituições), mais a um organismo vivo, complexo por seres vivos, que tem por necessidade fazer jus ao significado literal da palavra igreja e a sua etimologia.
    Observamos que ao invés de falar de uma organização a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto por membros vivos. Vejamos:

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. (Romanos 12: 4-5)

    O fato é que eu, consciente do que é a fé cristã e do que de fato significa igreja, posso responder sem muitas dificudades as questões colocadas no inicio do texto. Estou ciente de que sou um dos organismos vivos, que junto com outros como eu formam esse emaranhado de diversos organismos,formando o conjunto  denominado como "Corpo de Cristo". De fato não posso ir á igreja, pois sou igreja juntamente com tantos outros. Busco fazer jus ao significado literal da palavra e "saio para fora".
    Quanto a indagação: 
- Qual igreja é a sua? (he he )
Primeiramente acredito não ser dono de uma igreja. Para ser dono da Igreja, é preciso ter alguns requisitos básicos como ser O Filho Unigênito do Pai, morrer em uma cruz pelos pecados de todos os homens, ressucitar ao terceiro dia, e eu um simples ser humano, não apresento os requisitos básicos exigidos.

    Por fim, se acaso você se deparar com um dos 'indagadores do cotidiano" e ser questionado por ter se desligado de determinada instituição, com a tão usual pergunta: 
-Você saiu da igreja?
E com a seguinte afirmação que geralmente é colocada logo em seguida:
- Volte para a igreja!!!!
- frente ao que foi apresentado de evidências de um entendimento firmado na Palavra de Deus, de alguém que sabe o que é o significado real de igreja. Deixe bem claro que se desligar de qualquer centro organizacional não implica em se desligar do Corpo de Cristo e finalize com o seguinte argumento:
        - Não se pode retornar para algo do qual nunca foi deixado!
                                                                                   
Paz e Sabedoria
Dennis Portell

23 comentários:

  1. cara a única coisa que quero dizer é q vc é muiot feio, mas tem razão no que diz........... apesar que não acredito nisso, claro! porem seu texto esta ótimo.. abrçssssssss, seja, sempre vc mesmo diante de tudo...

    ResponderExcluir
  2. Um das tentações na qual frequentemente caímos é pensar na Igreja como um edifício. No NT a Igreja nunca é um edifício. É sempre um grupo de pessoas congregadas para adorar a Deus e edificar uns aos outros como o Corpo de Cristo.Igreja não é um edifício; é um povo.Excelente texto.Que o Senhor continue te abençoando para a edificação do Seu povo!Bjs fraternais.Anna Michiles

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Dennis, é muito bom saber que existem outros pensadores por ai , que possamos voltar ao evangelho puro e simples e resgatemos o real significado de “ SER IGREJA”.
    Parabéns pelo blog, já me tornei seu seguidor, um abraço e até a próxima.

    Gonzaga Soares

    ResponderExcluir
  4. Não devemos esquecer o famosos sermão da montanha ... nada de edifícios rsrs!
    Gostei muito do post !! Keep On !

    ResponderExcluir
  5. A igreja surgiu com as pessoas que creram em Jesus e se reiniram para adorar a Deus e ter comunhão umas com as outras....( essa é a igreja primitiva). Deus bte abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Isso aí rapaz, polemiza!

    Agora temos que encaminhar isso pro Vaticano!

    ehuehuehuehuehueh!

    Parabéns aí Bonitão!

    ResponderExcluir
  7. ide e fazei discipulos, uma frase usada por Cristo, muitos hoje fazem seguidores para si proprio mas a ideia principal é que devemos fazer é construtoters de um mundo melhor olhando para ele que foi exemplo homem e de vida

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos comentários.
    Quero dizer que fico feliz que muitos tenham entendido o propósito deste texto, que tem por priori resgatar o verdadeiro propósito da vida cristã que ao longo do tempo tem se perdido.
    Que a Verdade esteja com vocês e que a luz brilhe cada vez mais em meio a tempos de escuridão....um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Apesar de atrasado(rs),eis aí o meu comentário....
    De forma Plena e Objetiva você consiguiu transcrever o real sentido de Igreja,de forma que deveria de ser esta a visão do verdadeiro Cristão
    (livre de influências e dogmas impostos pela sociedade).
    Que a Sabedoria que Deus lhe tem agraciado seja usada Única e Exclusivamente para louvor de Sua glória!
    Peace and Grace!!Beiijo

    ResponderExcluir
  10. Bom texto, é claro que em todos os ajuntamentos de pessoas, carta a igreja de conrintios, naum se detem a um edificio, mas entregaram para quem? foram fitas cartas à qts pessoas ja que todos representam a igreja?
    seja ajuntamento, instituição, comunidade, manifesto ou o que for, as varias ramimificações da igreja de Cristo ao longo do tempo tiveram suas organizações.
    concordo plenamente com o fato de muitas igrejas terem se fechado para o seu mundo "igrejeiro" e egoista de pensar nas pessoas como material de consumo para se encher igrejas e mante-las financeiramente, e até no aspecto egoista de pensar no homem como um ser que só precisa do evangelho para a salvação e até dispensar esse homem se ele estiver com fome, (como na multiplicação dos pães).
    as ramificações da igreja de Cristo (simplicando, as igrejas) precisam apresentar o evangelho todo para o homem todo, como missão integral.
    vamos seguir neste avivamento, trazer a igreja de volta para os seu real objetivo, lutar contra esses supermercados que chamam de igreja onde as pessoas só buscam produtos do dono mas não querem saber nem quem é.

    ResponderExcluir
  11. "Ide por todo mundo e pregai o evangleho a toda CRIATURA..."
    O que foi falado veio e é de extrema importância... Pois até quando cristãos e proclamadores da Fé irão brigar entre si por serem de uma igreja ou outra, tentando sempre ser melhor e se destacarem de uma forma diferente (louvor, palavra, dons espirituais etc...). Placa de Igreja não leva, nunca levou e nunca levará ninguem ao ceu. Pelo contrário (isso é outro assunto nao entrarei em detalhes...) Porém o importante é q temos que ser igreja fora da igreja (instituição), levar a palavra e mostrar quem somos de verdade, pois hoje em dia o que mais vemos na rua são pessoas com atitudes que se assumem do que são e o que fazem, enquanto muitas vezes os cristãos se escondem e se mostram somente no domingo no horario de culto... Quando houver a verdadeira manifestação de divulgadores (igrejas) na terra ai sim ocorrerá mudança porém o tempo é muito curto e talvez possa ser tarde quando os mesmos resolverem assumirem o papel de igreja...

    ResponderExcluir
  12. muitos fizeram deste organismo um orgão semelhante ao estômago do homem, estão retendo tantas coisas e inchando e roubando a nossa gordura Lv. 3,16 que seguindo as escrituras, são nossa maior fonte de força espiritual, usam a nossa fé para adquirir tudo de nós e depois nos matam espiritualmente nos deixando magros e incrédulos façamos o que disse Paulo, olhando para o Jesus e autor e consumador da nossa fé.
    Quero deixar este registro não dê a sua gordura a sua fé para nenhum pastor , padre ou placa de igreja e sim para Deus.

    ResponderExcluir
  13. Para Refletir...

    Um Certo Homem faleceu e teve a opção de escolha entre ceu e inferno... Ele foi até o inferno e começou a perguntar: Olá o pessoal da igreja A está ai e responderam que sim, e o da igreja B ??? Tbm está e o da igreja C???? Tbm... perguntou sobre milhares de igrejas e tdas que ele perguntava estava por la... Chegou ao ceu e começou a perguntar Deus o pessoal da igreja A está ai? e Ele respondeu não, e o da B, tbm nao e o da C, tbm nao e assim por diante... ele curioso perguntou, Deus pq no inferno estão tdas igrejas e no ceu nao existe nenhuma???? e Deus lhe respondeu: Pq placa de igreja não leva ninguem ao ceu, pois a igreja são aqueles que levam a minha palavra e me servem de tdo coração...

    ResponderExcluir
  14. VC É DEMAIS.
    ACHEI UMA PESSOA LEGAL PAPO CABEÇA TEM TUDO HAVER.

    ResponderExcluir
  15. oi denis amei suas palavras.
    tem tudo haver.
    com os dias que vivemo hoje.
    conta comigo salomão.
    beijaõ.

    ResponderExcluir
  16. Legal mesmo,eu realmente não fazia a menor idéia o que e "igreja"(agora sei), só fico e estou muito triste pois a maioria dos ""cristãos""(se e que posso chamar assim) se escondem traz das tais igrejas, mais se quer exercem o que era pra ser feito de fato assim como e da vontade de DEUS,se escondem atraz da bíblia, muitos deles se quer abrem a mesma em suas casas,só coloca mesmo embaixo do braço quando vão aos templos.(Sem querer ser critico a ninguém mais a carapuça cai na cabeça de quem couber)

    ResponderExcluir
  17. Dennis, muito bom texto. Muita gente confunde Igreja com templo e expressão de fé com frequencia aos cultos. Abração e muito obrigado pela visita no meu blog.

    ResponderExcluir
  18. Realmente, é um texto muito interessante,e com grande conteúdo intelectual...
    E apesar de só concordar em parte, com a sua ideologia.Respeito o seu ponto de vista

    ResponderExcluir
  19. texto perfeito. graças a ele, tive uma idéia ótima. assim que estiver pronto estari fazendo um link com um comment nese mesmo texto

    ResponderExcluir
  20. Muito bom este texto, falou a pura verdade ja chega de definir igreja como templo e cristão como ator!!!!!!! continue assim dennis que DEUS te de mais sabedoria!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Não acho impossivel atuar positivamente, mas é de grande importância que se saiba que a igreja não é a instituição, e sim, pode passar por ela.
    Muito legal, Dennis.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Comente!!!