Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Filosofando...


 Com o passar do tempo e as diversas experiências adquiridas (ainda que este tempo não seja um tempo tão considerável no que diz respeito a quantidade, e o mesmo se aplique as experiências),  tenho observado que existe um acúmulo que faz-se extremamente necessário na vida de um ser tão complexo e social, capaz de exteriorizar pensamentos e sentimentos como é o ser humano. Este acumulo nada mais é do que o acúmulo de troca de experiências adquiridas.


Claro que digo isto pensando que o ser que sente esta necessidade sente uma ansiedade por este acúmulo exatamente por pensar no progresso gerado pelo mesmo no que diz respeito a sua interferência sobre o todo, em outras palavras, no que isso pode contribuir  para o seu convívio social. Este indivíduo provavelmente estará deixando de pensar de uma maneira individual.

Partindo deste principio, concluo o quanto faz-se necessário o “viver em comunidade”. Uns chamam isso de congregar (os religiosos talvez). Outros de “pensar coletivamente”, ou “partido” , e assim por diante.

A convivência tem o poder de nos proporcionar uma visão de espelho, mas não um espelho qualquer, mas um espelho atemporal, além do presente, onde podemos ver além do quem vemos. As experiências adquiridas entre os diferentes indivíduos levam os mesmos a olhar um para o outro e ver uma pequena, ou uma grande parte de si, seja isto na perspectiva do ontem, do hoje ou do amanhã.

Convivendo aprendemos que erramos.
Convivendo aprendemos que podemos acertar.
O coletivo proporciona o levantar de uns aos outros frente as possíveis quedas tão naturais da vida humana, inacabada e experimental.

Vivamos coletivamente, independente das diferenças!

5 comentários:

  1. Convivendo aprendemos que erramos e descobrimos erros fatais de pessoas que talvez nunca esperaríamos certos tipos de erros (como talvez uma falsidade, uma traição...) Conviver com pessoas é muito bom, porém ao conviver nos deparamos com diversos tipos de diferenças as quais podem fazer aceitarmos até mesmo as vezes um erro ou talvez esse tipo de convivência pode fazer também que nos afastemos de pessoas as quais um dia pensamos que seria impossível um afastamento, ou seja conviver é bom sim, mas viver (entra em casamento e até mesmo com certas amizades) com uma pessoa se torna complicado

    ResponderExcluir
  2. isso é uma coisa tão obvia q num sei como conseguem complicar tanto... embora tenha sido muito bem explanado

    ResponderExcluir
  3. PURA VERDADE CONCORDO QUE DEVEMOS MESMO NOS UNIR EM ALGUM GRUPO DE PESSOAS(NÃO FALO DAS PANELINHAS)QUE SAIBAM SE INTERAGIR COM OUTROS GRUPOS, SÓ ASSIM APRENDEREMOS SER TOLERANTES.
    VALEU PELO TEXTO E CONTINUE ESCREVENDO NO BLOG!!!!!
    @rodrigotorrefor

    ResponderExcluir
  4. é por isso que é bom e importante a comunhão entre cristãos

    ResponderExcluir
  5. "Não enxergamos as coisas como elas são, mas com nós somos."
    Anaïs Nín

    Curti a parte do espelho. Sempre achei assim e não sabia...

    ResponderExcluir

Comente!!!