Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

domingo, 6 de março de 2011

Pecado não é o que você faz. Pecado é aquilo que você é.





A pouco tempo venho acompanhando o trabalho deste homem douto de conhecimento chamado Ed Rene Kivitz que, apesar de ser pastor, ganhou o meu respeito e minha admiração por olhar o Evangelho de uma forma contextualizada, tanto com a história como um todo, como com o atual cenário mundial frente ao que chamam de cristianismo, que por sinal, nada têm a ver com o próprio Cristo.


Uma das coisas que me chamou a atenção com relação à proposta de Evangelho que este rapaz evidencia em suas falas, foi o fato de,  em "sua" instituição cristã, terem á disposição para venda (por que nesse país nada é de graça (ainda)), livros como 'Anarquia e Cristianismo" de Jacques Ellul e " Bacia das almas- Diário de um ex-dependente de Igreja", de Paulo Brabo. O que isso significa? Significa que este senhor, apesar de ser líder (pastor) de uma instituição evangélica, respeita e admira os quem vão na contramão da mesma hierarquia e cristianismo institucional que o mesmo faz parte. Isto em si ja faz "sua" instituição e sua liderança serem diferenciadas.

Fica aqui este vídeo para uma breve reflexão do que vem a ser o pecado, e o que vem a ser ética e moral. Um assunto quase não discutido pelos cristãos institucionais.

Paz e Sabedoria a todos!



6 comentários:

  1. Perfeito Mr D., não por ser meu amigo, mas por ser um rapaz q admiro, a tmps e q pensa o evangelho assim como eu... Truta.. falo sempre isso, pecado é poder fazer o bem e não fazer... pecado é dar tapinha nas costas das pessoas e pelas costas falar mau delas... Pecado, pecado nada mais é q dsagradar a Deus e qm mdeixa d praticar o amor, dsagrada a Deus...

    ResponderExcluir
  2. Sou do evangelho, não evangelico. Rotulações limitam, definições castram, a verdade liberta, viver a verdade traz paz....

    ResponderExcluir
  3. Legal...

    Uma definição interessante para o conceito de pecado.

    Com relação à questão dos mestres, há aí o ponto que mais torna incômoda a relação entre anarquia e cristianismo. Veja o que Bakunin diz à respeito disso:

    "Deus sendo o senhor, o homem é escravo. Incapaz de encontrar por ele próprio o caminho da justiça e da verdade, deve recebê-las como uma revelação vinda de cima, por intermédio dos enviados e dos eleitos da graça divina. Quem diz revelação diz reveladores, diz profetas, diz padres, e estes, uma vez reconhecidos como os representantes da divindade sobre a terra, como os instrutores e os iniciadores da humanidade à vida eterna, recebem por isso mesmo a missão de dirigi-la, governá-la e comandá-la aqui embaixo. Todos os homens lhes devem fé e obediência absoluta."

    Sendo assim, é muito difícil pensar que o indivíduo cristão almeje a Liberdade.

    Bakunin se refere ao homem na relação Deus-homem como escravo. Considero mais coerente dizer que [como dizem os próprios cristãos] o homem nesta relação é um SERVO.

    Sendo servo, ele atende à um Senhor.

    Tendo um senhor, ele não é livre.

    E se por máxima, ele entende que deve-se amar ao seu Senhor antes de todas as coisas, ele não almeja a Liberdade como objetivo primeiro, nem tão pouco almeja a fraternidade entre os homens como objetivo primeiro, mas sim o amor incondicional ao seu Senhor.

    Sei que para você Denis, as figuras de autoridade religiosa como padres, pastores, rabinos, ábades, clérigos de um modo geral, impedem que o homem de exercer sua liberdade.

    Mas não são só estas figuras que impõem regras, condutas, etc.

    Messias, apóstolos e profetas também o fazem.

    Por mais poético e romântico que seja o Novo testamento, ou, por mais ilustre, generosa, e bondosa que seja a figura do Cristo, por exemplo, ele é uma autoridade espiritual.

    Ele é vosso Senhor.

    Sei que vou levar muito tapa dos seus camaradas libertário-cristãos, mas precisava fazer esta observação.

    Abraço, brother!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. respondendo ao colega Allan, não estou aqui pra dar tapa em ninguem primeiro pq é preciso ter uma ortodoxia generosa e reconhecer que nem todas que não seguem a mesma teologia quue vc deixam de ser cirstãos por isso
    agora vamos as outras questões
    o cristiasnismo libertario ou anarquismo cristão não nega a autoridade e sim nega qualquer autoridade humana, por entender que não devemos ter nenhuma outra liderança se não Deus, mas ao mesmo tempo nós como cristãos temos autoridade sobre o mundo

    o individuo Cristão almeja sim liberdade em Deus, pois Deus é um Deus tão bom que nos deu seu livre arbitrio, e mesmo endo desviado do sue plano de amor ele nós oferece sua salvação de graça mesmo não merecendo e tendo feito coisas que desagradem ele, uma vez que somos salvos pelo sacrificio de Jesus e não por nossso meritos, e Deus não tira essa salvação de nós quando desobedecemos ele
    por outro lado o pecado nos escraviza enquanto Deus nos ofereçe real liberdade, logo o cristão busca liberdade sim, do pecado que escravisa ele, de sua natureza pecaminosa e do sistema que me leva a pecar
    ora para essa libertação devemos nos esvaziar de nós mesmos e deixar que Deus nos governe e isso não permite que outros nos gevernem tanbem, quem deve nso governar é Deus
    Deus mesmo sendo nosso senhor, ele não deseja se relacionar conosco nessa realação de servo e sim de amigo, de pai
    não sei de vc se lenbra da parabola do filho prodigo que até os empregados tinham um tratamento tão bom quanto os filhos, Deus deseja se relacionar horizontalmente conosco

    mas quanto a sua frase:
    "E se por máxima, ele entende que deve-se amar ao seu Senhor antes de todas as coisas, ele não almeja a Liberdade como objetivo primeiro, nem tão pouco almeja a fraternidade entre os homens como objetivo primeiro, mas sim o amor incondicional ao seu Senhor."
    está perfeita, até pq a liberdade e a fraternidade humana não são nada, são falsas e hipocritas sem Deus, só Deus pode criar em nós o verdadeiro amor, nos dar a real liberdade e um real espirito fraterno
    todos os homens que tentaram isso sem Deus só trouxeram mais morte e opressão

    "Sei que para você Denis, as figuras de autoridade religiosa como padres, pastores, rabinos, ábades, clérigos de um modo geral, impedem que o homem de exercer sua liberdade."
    se vc entende isso, é isso que defendo, e é isso que o cristianismo original (independente de libertpario ou não) diz, almejamos liberdade pq é desejo de Deus que sejamos livres do mundo, do sistema e do pecado e recusamos autoridades mundanaspq não reconhecemos nenhuma que não Deus que é nosso Rei, nosso Senhor, nosso Pai e amigo

    mas ao contrario do q vc diz nenhum dels nos impoem regras, Deus não nos impoem nada, aceita suas palavras que quem quer, quem não resiste a ação do espirito santo em sua vida

    ResponderExcluir
  6. este pastor e este blog estão muito bons, concordo com o que ele disse e quero ver mais! a diferenciação da instituição, se dá só na igreja pastoreada por ele, não sse esqueça disso. muitos são os pastores como ele, mas mais ainda são aqueles que deturpam uma das mais belas intituições criadas por homens(lembrem-se que ela surgiu com os 12 apóstolos)

    ResponderExcluir

Comente!!!