Pensemos amigos...

REFLETIR, SOLUCIONAR, PENSAR, PROBLEMATIZAR...AGIR!!!!

"Todo o homem honesto deveria tornar-se filósofo, sem se vangloriar em sê-lo." (Voltairé)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Filosofando...


 Com o passar do tempo e as diversas experiências adquiridas (ainda que este tempo não seja um tempo tão considerável no que diz respeito a quantidade, e o mesmo se aplique as experiências),  tenho observado que existe um acúmulo que faz-se extremamente necessário na vida de um ser tão complexo e social, capaz de exteriorizar pensamentos e sentimentos como é o ser humano. Este acumulo nada mais é do que o acúmulo de troca de experiências adquiridas.


Claro que digo isto pensando que o ser que sente esta necessidade sente uma ansiedade por este acúmulo exatamente por pensar no progresso gerado pelo mesmo no que diz respeito a sua interferência sobre o todo, em outras palavras, no que isso pode contribuir  para o seu convívio social. Este indivíduo provavelmente estará deixando de pensar de uma maneira individual.

Partindo deste principio, concluo o quanto faz-se necessário o “viver em comunidade”. Uns chamam isso de congregar (os religiosos talvez). Outros de “pensar coletivamente”, ou “partido” , e assim por diante.

A convivência tem o poder de nos proporcionar uma visão de espelho, mas não um espelho qualquer, mas um espelho atemporal, além do presente, onde podemos ver além do quem vemos. As experiências adquiridas entre os diferentes indivíduos levam os mesmos a olhar um para o outro e ver uma pequena, ou uma grande parte de si, seja isto na perspectiva do ontem, do hoje ou do amanhã.

Convivendo aprendemos que erramos.
Convivendo aprendemos que podemos acertar.
O coletivo proporciona o levantar de uns aos outros frente as possíveis quedas tão naturais da vida humana, inacabada e experimental.

Vivamos coletivamente, independente das diferenças!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cristão capitalista? - Parte 3


Dando continuidade ao assunto em questão, tentarei oferecer a partir da fala de Allen, (como havia dito anteriormente), um texto tão mais informativo quanto critico, tendo por finalidade oferecer ao leitor do mesmo, as devidas informações para que possa compreender melhor de que  forma e porque o cristianismo contemporâneo, principalmente o que tem sido praticado pelas denominações de cunho ideológico protestante, está tão ligado às concepções de bases econômicas capitalistas.
Sabemos que os Estados Unidos da América ocupam uma extensa região central do continente americano. Sabemos também que a América do Norte, em conseqüência até mesmo das questões geográficas, há muito tempo tem sido dominada física, econômica e politicamente pelos Estados Unidos da América. Bem sabemos também que este imenso território, veio a ser “descoberto” pelos europeus por motivos de natureza econômica. Trataremos melhor desta última questão daqui adiante.
  Devemos levar sempre em consideração que na América do Norte, mais precisamente na região que conhecemos hoje como os Estados Unidos da América, a colonização se deu de maneira diferente dos demais países americanos. Os ingleses que habitavam as terras norte-americanas tinham por intento o investimento nas novas terras, e o desenvolvimento em todos os aspectos possíveis e imagináveis da nação que viria a surgir. É importante observarmos que os europeus que se deslocavam para a América do Norte levavam consigo a idéia de que todo este processo de “descobrimento”, colonização e desenvolvimento econômico nas novas terras era verdadeiramente uma providência divina. Podemos exemplificar isto em uma das falas do pensador francês Alexis de Tocqueville citada por Allen. Vejamos:

“Este gradual e contínuo movimento da raça européia em direção às Montanhas Rochosas tem a solenidade de um evento providencial. É como que um dilúvio de homens, caindo e levantando-se invencíveis, conduzidos diariamente pela mão de Deus.”
ALLEN, Harry C. História dos Estados Unidos da América,1968, p. 11.


É importante entendermos o que levou os ingleses a deixarem seus lares na Inglaterra. O que de fato levou-os a enfrentarem os riscos de uma longa e árdua viagem à terras desconhecidas? O fato é que o grande empurrão para que os ingleses enfrentassem todos estes problemas e abandonassem seus lares, está no momento de dificuldades econômicas e de superpopulação que passava a Inglaterra. Além disso, o país passava por momentos angustiantes de intolerância religiosa e de lutas políticas. O desejo de viver suas próprias crenças era iminente no coração dos ingleses contemporâneos aos fatos citados anteriormente e viram nas terras norte-americanas uma grande oportunidade oferecida por Deus para a realização deste sonho. Logo creram que, sendo a América do Norte escape para os problemas decorrentes do seu país, o continente americano  era um grande sinal de que a benção de Deus e  sua aprovação se faziam presentes. Talvez disto possamos entender a frase:
- Que Deus abençoe a América!

Continua...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cristão capitalista? - Parte 2

A principio, gostaria de desculpar-me com muitos que vem acompanhando minhas postagens e que tem me cobrado de alguma maneira a  continuidade da postagem “Cristão capitalista – parte 1”. Confesso que formular todas as questões sobre tão considerável tema não tem sido uma tarefa das mais fáceis, e tem exigido de mim um esforço a mais no que diz respeito à administração de meu tão precioso tempo (óh moço ocupado esse que vos fala) para dedicação aos tetos que precedem essa discussão. Resumindo: perdão pela demora... hehe.
Dando continuidade ao que foi proposto na primeira parte deste estudo, gostaria de considerar que tudo o que vem  a ser destrinchado aqui está completamente  aberto para discussões e idéias que possam vir a acrescentar para uma melhor compreensão de todos quanto ao assunto em questão.
Como dito anteriormente,  cresci ouvindo diversas falas que, se analisadas sem um mínimo entendimento do que vem a ser o sistema e a ideologia capitalista e como esta ideologia está sobremaneira enraizada na sociedade cristã contemporânea, principalmente na vertente evangélico/protestante, não é possível notar qualquer problema nesse tipo de  falas. Posso dizer ainda mais. Tais falas soam como a perfeita interpretação das Escrituras, dando alento confortabilíssimo para o aflito ouvinte, que está se dento por ouvir algo que lhe encha de esperança com relação  a sociedade que vive e a sua situação econômica particular em específico.
Comecei a entender que a Reforma protestante contribuiu por demais para a disseminação do que é a idéia de acumulo, a partir do momento que tive acesso a textos relacionados à colonização dos povos norte-americanos. As diferentes fontes de pesquisa apontam para um mesmo sentido: o de que a ocupação das terras norte-americanas teve como base a ideologia de “oportunidade” a ser aproveitada pelos colonizadores nas novas terras. Os estudos apontam para a idéia de que a colonização por parte dos ingleses se diferenciou em muito  da colonização por parte de portugueses ou europeus, e que esta diferença  está sobremaneira ligada às intenções religiosas.
Para demonstrar a relevância do que acabo de citar anteriormente, gostaria de evidenciar o que diz o professor da ULC (University College of London), Harry C. Allen sobre toda está ideologia ligada às questões religiosas. Vejamos o que ele diz sobre a diferença prática dos colonizadores ingleses para com os espanhóis e portugueses:

...Fosse ele mercador da Nova Inglaterra ou aristocrático senhor de Terras no Sul, era economicamente ambicioso, prático, e pragmático: aquele que conquista desertos jamais esquece que a primeira necessidade da vida é ganhar o pão com o suor do rosto. E ainda que crente e frequentador da igreja, não considerava tais traços como incompatíveis com a aquisição de tesouros da terra. Talvez mais do que ninguém, o americano exemplificou a associação do protestantismo com a ascenção do capitalismo.
ALLEN, Harry C. História dos Estados Unidos da América,1968, p. 27.

 Mais adiante continuaremos a discutir essa questão a partir desta fala de Allen. Até a próxima!
Continua...

(Se você gostou desta postagem, leia também "Cristão  capitalista - parte  1" http://dennisportell.blogspot.com/2010/11/cristao-capitalista-parte-1.html)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Triste... mais pelos motivos certos.




Como é difícil pensar em uma sociedade sem regras, sem governo, sem imposições, onde todos sabem o que deve ser feito em prol de toda a comunidade e assim o fazem.  Se pensar isto já é tão difícil, qual árdua tarefa não será então a prática da mesma. Bem sei que não são de todo dispensáveis as concepções tão sedutoras de meus poucos, porém nobres, amigos anarquistas. Bem queria que isso tudo fosse possível e os mesmos estivessem certos. 

Porém, a triste realidade é está, a de que não teremos o paraíso na terra. Observando as sedutoras concepções e a dura realidade chego a concluir que este paraíso não é, e não será aqui, justamente por nossas escolhas. Escolhemos o que é mal. Temos a tendência de optar pelo que favorece às nossas instantâneas e irresistíveis necessidades, e não ao que pode vir a ser satisfatório á longo prazo. Muito menos se o que virá a ser satisfatório for a beneficio de outros e não a si próprio. Nós humanos, pensamos de maneira individualista e não comunitária.

Destas breves reflexões brotam pensamentos resultos de tudo o que tenho evidenciado e, ao mesmo tempo questionado até então, dentre estes, a certeza de que estar triste não é de todo o ruim, desde que essa condição se dê pelos motivos certos.
Se estar triste é saber da dura realidade e estar inconformado com a idéia de que na mesma é certo que a servidão ao individualismo  é um mal que está impregnado em cada um destes que, dizem ter encontrado a felicidade  na resolução de suas particularidades e só, de fato entendo  a razão da Sabedoria dizer que são felizes os que choram. Não só entendo como admiro e reconheço que ...

...estar triste e chorar por conta da  sabedoria, é de fato estar mais próximo da felicidade.


Lutemos por um mundo melhor!

Gostou desse texto? Leia também "A luta do século". Tá ai o link: http://dennisportell.blogspot.com/2010/10/luta-do-seculo.html. Deixe um comentário!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cristão capitalista? (parte 1)


Cristão capitalista?
Algumas boas e longas conversas com amigos bem instruídos sobre como está o mundo  em que vivemos hoje e a inversão de valores que toma conta das pobres e conformadas mentes envoltas na idiotice suprema; a leitura de um bom livro como é o de Paulo Brabo, intitulado  "Bacia das almas – Diário de um ex-dependente de igreja" em uma tarde com uma barulhenta chuva, tendo sua barulheira acompanhada pelo sublime  e envolvente jazz de Nancy Wilson, culminam em uma série de pensamentos no que diz respeito à vida. Tudo isto é mágico, e tem o poder de impulsionar qualquer individuo que tenha a mínima sensibilidade para as coisas boas desta pensante vida (coisas estas que infelizmente tenho que admitir, estão cada vez mais escassas e distantes) a pegar uma folha e uma caneta e se sentir pressionado por este emaranhado de coisas, a manifestar e evidenciar o que vem a sua mente. Foi o que aconteceu com este que vos fala pouco antes de começar a escrever este texto. Todo este ambiente citado anteriormente me fez remontar para algumas questões que tem permeado nosso cotidiano e influenciado diretamente nas ações de cada individuo, conseqüentemente no todo.
A principio gostaria de trazer à este texto falas que até hoje tinem em minha mente. Você já deve ter ouvido, ou até mesmo dito algo do tipo:
- É preciso investir. Para investir é necessário ter. Para ter meu caro(a) é necessário estudar muito!!!!
- Ou seja, estudar é investir meu caro, e investir é planejar-se para ter retorno. E ter o retorno deste investimento evidencia responsabilidade.
- É um grande sinal da benção de Deus sobre você também. Evidência clara que o todo poderoso está com você!
Todas estas falas, somadas com outras tantas, que geralmente são ditas pelos mesmos indivíduos que pregam contra a tão discursada “teologia da prosperidade”, geraram em mim um profundo sentimento de dúvida quanto a veracidade de tudo isto e com relação ao comprometimento dos mesmos com a dita “Verdade do evangelho”. Quero falar sobre isto.
Quando começamos a interpretar o acúmulo de capital como evidente sinal da benção de Deus? De onde está idéia de que ser “rico” financeiramente significa ser “rico” espiritualmente? É interessante observarmos antes de tudo, que a nação mais “evangélica” do planeta (este termo cabe bem aqui), é também a mais consumista, a mais exploradora e a mais materialista de todo o mundo como o conhecemos. Por que isto acontece? Como chegaram a este estágio de contradição com sua própria pregação no que diz respeito a tão admirável conduta de vida pregada por Cristo e pelos ditos “pequenos cristos”? Gostaria de desenvolver uma breve reflexão com o fim de entendermos melhor esta questão.
Este é apenas o começo...
Espero que fiquem ansiosos pela seqüência da idéia.
Paz e sabedoria!



Gostou desse texto?  Veja também "Triste...mais pelos motivos certos". Ta ai o link: http://dennisportell.blogspot.com/2010/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html
Deixe um comentario!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Luta do século!!!!

 Texto escrito por mim em parceria com meu borther Hector Maia  e charge de minha autoria,  extraídos do Jornal "O porão" , pagina de esportes, o qual foi desenvolivo pela turma do 4° semestre de GeoHistoria, na UNIFIG (Universidade de Guarulhos). Agradeço a todos pela atenção para com o texto. Em breve, mais postagnes referentes ao jornal.



                           A Luta do século

Senhoras e senhores, nestes últimos dias pudemos contemplar um acontecimento estrondoso no mundo do esporte, de grande repercussão em toda a Europa. Sim meus caros, pudemos contemplar a luta do século!!!!
De um lado estava ele. Com seus muitos e muitos quilos (muitos mesmo, diga-se de passagem), o grande, o exorbitante, o libertário, o federalista, o ingovernável: Michail Bakunin!!!! Do outro lado, um grandeeeee oponente. Com uns poucos quilos a menos,o irredutível, o autoritário, o centralista, o anti-capitalista: Karl Marx!!!! Foi uma luta para ninguém botar defeitos meus caros.
A luta começa e Marx solta o primeiro gancho de esquerda (o braço bom de Marx), onde concebe a idéia de que seria necessário apoiar taticamente a burguesia para depois, implantar reformas favoráveis aos interesses dos proletariados. Bakunin responde a esse golpe com um gancho sobre o maxilar barbado de Marx com sua concepção de que deveriam se opor intrinsecamente a burguesia, e não usar de meio nenhum que apóia-se a ela, em nenhum momento. A platéia vai ao delírio com os golpes inflamados dos dois!
Bakunin continuou com uma seqüência de socos sensacional. Usou de seus golpes mais fantásticos, dentre eles: a abolição dos direitos a herança. Mas Marx se recupera, defendendo-se dos socos de Bakunin dos golpes de Bakunin com a argumentação de que as condições econômicas eram as que fundamentalmente determinavam as relações de propriedade. Findou-se aí o primeiro round da luta do século.
Começou o segundo round. Era visível a diferença entre os dois oponentes na volta do intervalo. Marx aparentava estar bem centrado na vitória após os conselhos de seu instrutor/técnico conhecido como Engels. Já Bakunin, voltou à luta cansado, frente à solidão e a torcida desfavorável, que a partir do fim do primeiro round, passou a estar do lado de Marx.
A espetacular luta entre os gigantes continuou por muitos e muitos rounds. Os juízes decretaram um empate técnico. Os espectadores aplaudiram de pé os dois participantes desta imensurável disputa. O empate foi o pior resultado para os que apostaram. Mais quem apostou?  O proletariado, que ficou dividido entre o comunista  Karl Marx e o anárquico Michail Bakunin. Os únicos satisfeitos com o resultado da luta fôramos burgueses, que riam-se deliberadamente ao ver os oponentes se acabando em golpes, e o proletariado que nada ganhou com isto.


Gostou desse texto? Leia também "Cristão capitalista?". Tá ai o link:http://dennisportell.blogspot.com/2010/11/cristao-capitalista-parte-1.html  Deixe um comentário!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pensamentos...

ESTACIONEI NO TEMPO
PAREI DE PENSAR,USAR MEU RACIOCINIO
MINHA VOZ NAO SAI,
MEUS OLHOS IMÓVEIS,
MEU CORPO NEM SENTE O FRIO QUE ESTÁ FAZENDO

LA FORA BEM LONGE,DISTANTE
ESTÁ TODA A MINHA VIDA
AQUI, PRESENTE NESTA SALA
SOMENTE A IDÉIA DE QUE TENHO QUE PERSISTIR,
TENHO QUE LUTAR,
TENHO QUE INSISTIR EM VENCER,
NÃO DESISTIR DE ALCANÇAR,
DE CHEGAR AO FINAL DA MINHA MISSÃO

MAS COMO FAZER, SE NÃO CONSIGO ME MOVER?
COMO LUTAR,SE NÃO TENHO FORÇAR PRA CONTINUAR?
COMO ERGUER COM MEUS BRAÇOS, A PEDRA QUE A MINHA FRENTE ESTÁ?
ENTAO DOU POR FIM MINHAS TENTATIVAS
E ME PONHO À PEDIR O AUXÍLIO
 DA FORÇA DO FORTE!